Código: | LAS20 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PAI | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | Anual | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Carla Cibele Fiel Vasconcelos Figueiredo Isaura Fernanda Graça Pedro |
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Corpo docente: |
Ana Rita Torres dos Santos Filipe Manuel Carapeto Fialho Isabel Maria da Silva Esteves Filipe Luís Carlos Rodrigues dos Santos Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho |
Português
- Revela gradualmente e através das ações propostas, planeadas e executadas consciência do papel da Animação Sociocultural na sociedade atual.
-Constrói uma ética profissional, mostrando-se capaz de cumprir compromissos assumidos com a escola de formação e com as instituições.
- Domina conhecimentos de várias áreas do saber que permitem a compreensão da complexidade dos contextos e processos que regem a vida das comunidades.
- É capaz de elaborar e executar adequadamente uma proposta de Animação Sociocultural adequada a uma área de saber e contexto(s) institucional(ais).
- Demonstra capacidade para trabalhar com e valorizar as pessoas, famílias, grupos, organizações e comunidades, as suas necessidades e circunstâncias, designadamente: procura conhecer os estádios evolutivos das populações, indivíduos e grupos com que trabalha; cria relações empáticas, incita à participação e à ação, renovando o gosto pela vida e transmitindo o gosto pela perseverança.
- Problematiza e reflete sobre as situações vivenciadas em contextos em que se insere o trabalho do Técnico Superior de Animação Sociocultural.
1. A construção social das profissões
- Ética e deontologia profissional
- A regulação social das profissões: associações, sindicatos e ordens profissionais
- Participação cívica e profissional – a partilha de experiências e conhecimentos
2. Quadros metodológicos que sustentam o planeamento da ação social, cultural e educativa
- A sociologia da ação
- A Investigação ação
- O trabalho de projeto
3. A intervenção sociocultural
- Os grupos e as suas características e dinâmicas
- Os modelos e modalidades de intervenção sociocultural
- As etapas da intervenção sociocultural
- A Avaliação da intervenção sociocultural (objetivos, enfoques e pressupostos teóricos, modelos, etapas, critérios e indicadores).
4.Ação e reflexão sobre a ação
A importância da reflexão sobre a ação para a construção do percurso profissional e respetivos instrumentos:
- Diários, portfolios e outras narrativas de descrição e reflexão a nível profissional, blogues e outros suportes digitais.
- Fóruns profissionais e as oportunidades formativas ao longo da vida.
- A elaboração de produtos de investigação e de reflexão sobre a ação
5. Contributos teórico-práticos de várias áreas de saber que confluem para uma intervenção qualificada do Técnico Superior de Animação Sociocultural.
A ética e a deontologia profissional são matéria de análise e agora também de prática e reflexão, ganhando consistência a partir de uma experiência de estágio. Num curso com uma duração de apenas três anos, é essencial proporcionar aos estudantes um quadro reflexivo do que significa o mundo do trabalho e das profissões. Os conhecimentos mais gerais de âmbito metodológico, tendo sido já abordados noutros anos e nas outras UC, são aqui trabalhados de forma mais integrada no projeto de estágio, ganhando um sentido mais amplo e mais rico, proporcionando uma abordagem mais individualizada. Por outro lado, se há saberes que são matriz do exercício profissional (na área social e pedagógica) há que há que aprofundar conhecimentos no cruzamento da Animação Sociocultural com determinadas áreas de saber, proporcionando-se nesta UC essas ligações de natureza conceptual que mais tarde serão necessários ao desempenho profissional.
As aulas são organizadas de acordo com a seguinte dinâmica:
As aulas do 1º semestre são de quatro tipos:
1.Projeto - são aulas em que se especifica como deve ser realizado o estágio e elaborado o projeto de intervenção, abordando questões metodológicas fundamentais para a sua elaboração.
2.Seminários - incidem sobre temas transversais ou mais específicos, sobretudo em áreas onde a formação dos alunos é ainda deficitária, e podem ser leccionados por docentes da UC ou convidados externos.
3.Workshops - São aulas práticas que visam explorar as competências necessárias aos futuros animadores socioculturais.
4.Tutoria - É o apoio individualizado dado pelo tutor ao estudante cujo estágio está a supervisionar. Este acompanhamento pode ser efetuado durante as aulas (é obrigatório) ou fora das aulas (a pedido do aluno).
As aulas do 2º semestre são preferencialmente de quatro tipos:
1.Tutoria - Todas as aulas assinaladas como tal são obrigatórias no 2º semestre e permitem ao tutor apoiar o estágio do aluno;
2. Reflexão coletiva/partilha de práticas - São aulas coletivas em que se propõe a partilha de práticas desenvolvidas durante o estágio ou a reflexão sobre determinados temas relacionados;
3. Continuação dos seminários e workshops do 1º semestre: Sempre que o número de oficinas e seminários considerados necessários não possa ser esgotado no 1º semestre, estes realizar-se-ão no 2º semestre;
4. Seminário de apresentação e/ou exposição - É o momento final de síntese e reflexão do projeto, tem carácter público e pode contar com a presença de convidados externos.
Assim, as regras que orientam o estágio incluem a obrigação de conceber um projeto que possa constituir a substância das práticas de Animação Sociocultural desenvolvidas pelo estagiário na instituição de acolhimento. Assim, o aluno é convidado a caraterizar a instituição de forma a perceber qual o âmbito da sua intervenção (2/3 dias), reunindo elementos essenciais para a apresentação de um projeto que promoverá numa segunda fase. Este tem de ser adequado às necessidades identificadas e é devidamente negociado com o responsável (tutor da instituição). O estágio, central nesta unidade curricular, é uma experiência de trabalho essencial para que cada aluno compreenda a sua opção vocacional e se desenvolva como Técnico Superior de Animação Sócio-Cultural, quer individualmente, quer como membro de um grupo profissional. O projeto, concebido com a ajuda de um tutor, é partilhado nas suas diferentes fases com os colegas e todos os professores que contribuem. É também partilhado durante a fase de implementação, para que a turma possa seguir o progresso dos diferentes colegas e beneficiar dessas experiências em termos de formação. No final do estágio, realiza-se ainda um seminário aberto à comunidade, com o objetivo de apresentar e discutir o trabalho realizado, bem como permitir a interação com os vários orientadores de estágio de cada instituição.
De referir que a disciplina de estágio, de acordo com o regulamento de frequência e avaliação da ESE, não pode ser efectuada por exame, sendo obrigatória a realização de um estágio. De referir ainda que, mesmo que o aluno tenha efectuado um estágio, se não obtiver uma avaliação positiva do seu desempenho, não poderá utilizar o exame para esse efeito. Assim, o exame nesta UC destina-se apenas a melhorar a classificação obtida em documentos escritos que, estando ou não diretamente relacionados com o estágio, são susceptíveis de revisão e melhoria.
Processos de trabalho, comunicação e relações interpessoais - 15%
Documentos de suporte e reflexão/estágio:
- Projeto e Relatório - 20%+ 20%
- Reflexão individual - 10%
Desempenho durante o estágio - 35%
A frequência das aulas é obrigatória: 75% para os estudantes e 50% para os trabalhadores estudantes.
O estágio, que tem uma duração média de 12 semanas e 7 horas por dia, é obrigatório; sem ele, o curso não pode ser concluído.
Este período pode ser reduzido em função da especificidade das instituições ou da condição do trabalhador estudante.
Descrição | Tipo | Tempo (horas) | Data de Conclusão |
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Participação presencial (estimativa) | Aulas | 0 | |
Total: | 0 |
-APDASC- Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural (2019). Estatuto Profissional da Carreira de Animador/a Sociocultural. Disponível em http://apdasc.com/wp-content/uploads/2020/11/Novo-Estatuto-Profissional-Carreira-Animador-Sociocultural1.pdf
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O estágio é obrigatório.
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